BARRO BRANCO-SP – 2021

Confira a prova e resolução do Barro Branco de SP (2021) para Polícia Militar do Estado de São Paulo 2021.

Depois de um longo tempo de espera saiu a prova do Barro Branco de SP, que a banca foi da FGV.

A correção a seguir é da prova tipo 1.

15 (BARRO BRANCO-SP – 2021) 

Marginal Tietê, 19/08/2019, às 16 horas.

Um fenômeno inusitado surpreendeu os paulistanos, na tarde de 19 de agosto de 2019. Mesmo com os relógios marcando 16 horas, o céu da capital paulista estava encoberto por nuvens e o “dia virou noite”.

Folha de São Paulo. 20/08/2019. Assinale a afirmativa que identifica corretamente as causas desse fenômeno.

(A) A combinação atípica de fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e o aumento da umidade trazida por uma frente fria.

(B) A presença ocasional do ar frio e seco da massa polar e o aumento das micropartículas lançadas na atmosfera pelo setor industrial.

(C) A articulação frequente entre os “rios voadores” provenientes da Amazônia e o ar tropical quente e seco proveniente do Atlântico.

(D) A passagem do ar tropical frio e seco, que se origina no interior do continente, e a umidade trazida pelos ventos de sudeste.

(E) O efeito sazonal da corrente El Niño e a formação de uma densa camada de nuvens que impede a passagem da luz solar.

16. (BARRO BRANCO-SP – 2021) Analise o mapa e leia o texto a seguir.

Os conceitos de intensidade e extensividade, quantidade e qualidade, espaço, tempo e território devem ser articulados para a correta interpretação da localização dos estabelecimentos industriais no Estado de São Paulo.

SPOSITO, E. S. Rede urbana e eixos de desenvolvimento. São Paulo: Ed. UNESP, 2015.

Sobre a localização dos estabelecimentos industriais no Estado de São Paulo, analise as afirmativas a seguir.

I. A infraestrutura física, principalmente rodovias, mas também infovias e outras formas de transporte, como hidrovias e ferrovias, estabeleceu os eixos de desenvolvimento, ao longo dos quais se concentraram os estabelecimentos industriais.

II. A distribuição espacial das indústrias deu origem a uma conformação ramificada a partir da capital do estado, graças à constituição, ao longo dos eixos viários, de áreas preferenciais para a instalação de estabelecimentos industriais.

III. A separação entre o centro de decisão (a cidade de São Paulo) e os locais da produção (as cidades do interior paulista) decorre das mudanças no modo de produção fordista e das facilidades de fluidez do território.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

17. (BARRO BRANCO-SP – 2021) No período 1970/2020, a economia brasileira alternou períodos de crescimento econômico com fortes desacelerações, muitas vezes abruptas, comportamento sintetizado na expressão stop- and-go. A performance da economia brasileira, nesse período, refletiu tanto os problemas da coordenação da política econômica quanto os problemas relacionados a choques exógenos.

PAULA, Luiz F. de e PIRES, M. Crise e perspectivas para a economia brasileira. USP. Estudos Avançados. V. 31. São Paulo, 2017. On-line version. Adaptado.

Sobre a performance da economia brasileira no período 1970/2020, assinale a afirmativa incorreta.

(A) Anos 1970: ao crescimento acelerado do chamado “milagre brasileiro” seguiu-se um período de desajuste, devido ao impacto do aumento dos preços internacionais do petróleo promovido pela OPEP.

(B) Anos 1980: o não pagamento da dívida externa e a fuga de capitais, tanto nacionais quanto estrangeiros, provocaram grave estagnação econômica em meio a um incontrolável processo inflacionário.

(C) Anos 1990: a derrubada da inflação, graças ao plano real, e a adoção de medidas liberalizantes, como a abertura comercial e a privatização de empresas estatais, criaram um ambiente favorável aos investimentos externos diretos.

(D) Anos 2000: o boom das commodities no mercado internacional, puxado pelo crescimento econômico da China, estimulou os investimentos na infraestrutura viária, eliminando o chamado “custo Brasil”.

(E) Anos 2010: o aumento dos gastos públicos e o acirrado ambiente político contaminaram as expectativas dos investidores, o que provocou uma grave recessão econômica, com acentuada queda do PIB.

18 (BARRO BRANCO-SP – 2021) A agricultura brasileira, a partir de meados do século XX, passou por um acelerado processo de modernização. As alterações nos mecanismos produtivos, que levaram à formação dos complexos agroindustriais (CAI), acarretaram não só mudanças na organização da agricultura nacional, mas também na distribuição territorial da produção e na inserção do país no comércio internacional.

Sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pelos complexos agroindustriais (CAI), assinale a afirmativa incorreta.

A) O desenvolvimento tecnológico e o investimento de capital permitiram a inserção da agricultura em uma cadeia produtiva que engloba indústrias e serviços à montante e à jusante da produção agrícola.

B) O uso de insumos e fertilizantes pelos complexos agroindustriais possibilitou a superação das condições pedológicas, como a baixa produtividade dos latossolos, o que viabilizou sua expansão territorial.

C) A pesquisa agrícola criou novas tecnologias para o processo produtivo, o que aumentou o rendimento por hectare e a produtividade homem/dia, e desenvolveu cultivares mais tolerantes às pragas do mundo tropical.

D) A expansão territorial dos complexos agroindustriais implicou o manejo eficiente dos recursos disponíveis e o atendimento da crescente demanda do mercado interno por produtos certificados por seu baixo impacto ambiental.

E) O uso de máquinas e equipamentos reduziu o emprego de mão de obra nas atividades agrícolas, que passaram a depender de trabalhadores mais qualificados, capazes de realizar os procedimentos rurais tecnificados.

19. BARRO BRANCO-SP – 2021)

Trata-se de uma rede mundial de 20 a 25 metrópoles, de Bombaim a Sidney, de Toronto a São Paulo, de Tóquio a Londres, passando por New York, Paris ou Frankfurt.

 Sassen (2000).

Sobre o conceito de cidade-global, assinale a afirmativa correta.

(A) É adotado para indicar as regiões metropolitanas que representam pontos nodais da economia mundial, ao funcionarem como laboratórios de inovação tecnológica e sediarem os principais mercados de capitais.

(B) É aplicado às cidades que constituem corredores de atividades secundárias com elevados índices de empregabilidade, ao atraírem os investimentos nacionais e atuarem como centros nervosos da economia global.

(C) É usado para indicar a intensificação de fluxos materiais e imateriais dentro de um vasto e único sistema urbano, em função do elevado crescimento demográfico, em relação ao qual elas são mais complementares do que concorrentes.

(D) É referido às cidades que apresentam os maiores indicadores de desenvolvimento humano (IDH), em função da sua conectividade e de uma economia de serviços especializados que sustenta e facilita o trabalho das empresas.

(E) É atribuído às cidades que apresentam a capacidade de regulamentar a circulação do capital transnacional ao exigirem o registro dos fluxos financeiros nas bolsas de valores, definindo as distâncias e alargando o tempo das transações.

20. (BARRO BRANCO-SP – 2021) O poder mudou. Se antes se impunha pela simples força das armas, exigindo e obtendo, consequentemente, o respeito do inimigo, atualmente este tem-se tornado, cada vez mais, um contestatário face ao poder. No passado, o poder era um elemento de equilíbrio da cena internacional, regulando as alianças e organizando as proteções. Atualmente, com o fim da bipolaridade, novos atores reivindicam um lugar na arena política mundial. Estes procuram agora impor os seus próprios pontos de vista, mais do que aceitar o status quo.

DUARTE, Paulo. Soft China: the changing nature of China’s charm strategy. Contexto Internacional: Rio de Janeiro, 2012.

Sobre a posição das potências na nova ordem mundial, analise as afirmativas a seguir.

I. Os Estados Unidos pretendem manter uma posição hegemônica na nova ordem pós-bipolar, assumindo a defesa e difusão dos valores democráticos por meio de uma diplomacia multilateral sintetizada no slogan “América em primeiro lugar”.

II. A China mantém um modelo pragmático de desenvolvimento para fortalecer sua soberania e ampliar suas áreas de influência no sistema internacional, com iniciativas como a Belt and Road, que amplia sua presença na Ásia, na África e na Europa.

III. O potencial da China e as ambições de liderança regional da Rússia e da Índia mostram que a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da disputa de poder, e que a hegemonia norte-americana estaria ameaçada nessa ordem multipolar.

Está correto o que se afirma em

(A) I, somente.

(B) I e II, somente.

(C) I e III, somente.

(D) II e III, somente.

(E) I, II e III.

Gabarito

Questão 15

Alternativa A

Questão 16

Alternativa E

Questão 17

Alternativa D

Questão 18

Alternativa D

Questão 19

Alternativa  A

Questão 20

Alternativa  D

Veja também

Atualidades Brasil Brexit Chile China Coreia do Norte desigualdade social Dicas Donald Trump Doutrina Trump e-book Enem Enem 2019 EUA Facebook Fake news filme FUVEST geografia Geoinfo Geopolítica História meio do ano Observatório de Geografia no Vestibular Palestina petróleo Podcast população mundial Primeira fase Ranking Redação resumo segunda fase Times Higher Education Unesp Unesp 2017 Unicamp União Europeia USP Vestibular Vestibular 2020 Vestnews videoaula Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s