A Ideologia do Mérito!

Você conhece o termo “ideologia do mérito”? Se não conhece, leia a matéria a seguir que explora o tema a partir de uma questão cobrada no Enem 2021.

A ideologia do mérito está presente na nossa sociedade em diversas dimensões e e que acaba influenciando a nossa vida. A meritocracia consiste na ideia de que você deve buscar seu sucesso e só depender do seu esforço para conquistar o que deseja.

O esforço é importante, mas ele não é tudo. Para se conquistar algum objetivo na vida dependerá de inúmeros fatores. Um exemplo prático é a busca pela vaga na faculdade. O ingresso não depende apenas do esforço do quanto se tenha estudado ou preparado para o vestibular.

Alunos de escolas particulares acabam tendo maiores estruturas pedagógicas, econômicas e pessoais para estudarem. Eles tem materiais didáticos, provas e simulados pensados para o vestibular.

Além das melhores condições no ensino privado, esses priveligados podem até se dedicar integralmente ao estudo, como poder estudar doze horas por dia. Podem até se matricular em um cursinho pré-vestibular e se dedicar integralmente aos estudos.

O problema é que muitas pessoas não tem a mesma condição de estudar em colégios com boa infraestrutura, condição e também que não tem a mesma quantidade de tempo livre para se dedicar ao estudo. Muitos desses precisam trabalhar para sobreviver e ainda separar um tempo para estudar. Mesmo que há diversos outros fatores para explorar, é relevante afirmar que o contexto social em que o indivíduo está inserido influencia preparação para um vestibular.

A meritocracia esconde uma sociedade de privilégios e desigualdade de oportunidades. O professor Sidney Chalhoub, professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp afirmou que “a meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades”.

O filósofo Mário Sérgio Cortella chegou a dizer que a meritocracia funciona apenas quando existe igualdade no mesmo ponto de partida. Portanto, essa ideologia acaba não concindindo com a realidade social de muitos países, como o Brasil, que é um país de extrema desigualdade social e de oportunidades.

Um execelente vídeo do canal BShynaz Legacy apresenta de forma lúdica a problemática da meritocracia. Neste vídeo tem uma competição de corrida entre pessoas que devem avançar dois passos a cada vez que se sentirem representado pelo o que o narrador diz.

No final do vídeo é possível visualizar como muitas pessoas não foram priveligiadas. Outro vídeo interessante sobre meritocracia é disponibilizado pela Univesp (assista aqui).


E é justamente essa temática da ideologia do mérito que uma questão do ENEM 2021 abordou.

Leia a seguir:

Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que a economia como um todo. Sob essas condições, é quase inevitável que a riqueza herdada supere a riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que a concentração do capital atinja níveis muito altos.

PYKETTI, T. O capital do século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (Adaptado) Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o (a)

A) ideologia do mérito.

B) direito de nascimento.

C) eficácia da legislação.

D) ganho das financeiras.

E) eficácia dos mercados.

Depois da contextualização feita neste post, fica evidente a crítica da ideologia do mérito no enunciado da questão. Mas caso deseje conferir o que foi apresentado, segue uma resolução no Youtube para te ajudar mais ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s