Quando vamos mal numa prova (na escola, num concurso ou até no vestibular) ouvimos normalmente de nossos pais (e até de professores) “para estudarmos mais”. Como se o nosso problema fosse a não dedicação de horas de estudo. Mas o que é estudar mais? Será que 6 ou 8 horas não são suficientes? Será que realmente “estudar mais” irá resolver a nossa dificuldade?
A problemática do estudo
Um ponto falho da nossa sociedade (da escola e da família) é ignorarmos o fato de que nem sempre estudamos de forma correta ou adequada. Mais horas de estudo não implica num melhor desempenho na prova ou no vestibular. Pelo contrário, a exaustão pela quantidade de horas dedicadas o fará ficar cansado e seu desempenho será prejudicado. O mesmo pode ser afirmado quando comparamos o nosso desempenho nas provas que “estudamos mais tempo” e “estudamos menos tempo”.
Os famosos “branco na hora da prova” e os semelhantes “sei o assunto mas não sei explicar na prova” e “confundi os temas na hora da prova” mostram claramente que o problema não é a quantidade de horas de estudo dedicado, mas sim na qualidade do estudo. O esquecimento reflete que o estudante não apreendeu o tema.
Como melhorar a qualidade do estudo
Em primeiro lugar deixo claro que não existe um “jeito certo de estudar“. Cada indivíduo tem um tipo de inteligência – ao todo são 9 tipos de inteligência (leia mais) -, então, é normal cada indivíduo ter um tipo de método que melhor se adapte. Por isso, é fundamental conhecer outros métodos e testa-los para encontrar um que melhor se adapte ao seu estudo. Neste post compartilho 01 método de estudo e algumas dicas.
Dicas
Seguindo, vale relembrar que criar um cronograma de estudo é fundamental para quem se prepara para o vestibular e para o concurso. Para monta-lo é preciso conhecer a prova, que pode ser visto pelas provas anteriores e pelo edital (documento que informa as regras, conteúdos, livros obrigatórios e todas as informações sobre o vestibular ou o concurso).
Para quem faz cursinho pré-vestibular (ou está no ensino médio) é indicado que estude diariamente de acordo com a matéria dada no dia (faça jus à “Matéria dada é matéria estudada”). Evitar acumular conteúdo é fundamental e quanto mais disciplinado for o estudante, menos esforço terá para relembrar o conteúdo.
O resumo é a forma mais esperada de estudo por exigir um esforço de síntese. Lógico que apenas repetir as mesmas palavras do texto não fará compreender o conteúdo. É preciso dedicar esforço nos resumos para conseguir dominar o conteúdo e não “dar o branco na hora da prova”. Mas como conseguir fazer um bom resumo? Para explicar, indico o método das 04 etapas do professor Fábio Mendes.
Indicações de vídeos para melhorar a qualidade de seus estudos e de seu desempenho: o método das 04 etapas.
O trabalho do professor Fábio Mendes, do Aula Livre, busca orientar e discutir sobre os métodos de estudo visando uma melhor eficácia em sua rotina de estudos. No Aula Livre está disponível 15 vídeo-aulas do professor.
Entre os vídeos, eu destaco a aula 04 que aborda “o método das 04 etapas”, que considero um ótimo método para estudar para a área de ciências humanas (na aula 09 o professor aborda como estudar para a área de exatas).
As 04 etapas são:
- Leitura panorâmica;
- Marcar e sublinhar;
- Resumir e anotar;
- Fazer exercícios;
Uma forma que sempre indico aos meus alunos é buscar anotar o conteúdo através de quadros. O quadro tem dois benefícios. Primeiro, permite visualmente uma comparação do conteúdo. O que é bom para relembrar naquela semana da prova ou do vestibular. Segundo, esta forma exige mais do estudante por necessitar ser mais sintético e, portanto, necessita de maior domínio sobre o conteúdo.
Embora este método é visto como muito trabalhoso, é o que melhor destaca o aprendizado do aluno. Com esse método indicado, acredito que melhorará o seu desempenho nas áreas de humanas, além de construir um banco de resumos mais eficiente para o vestibular. Vale a pena conferir!
Outras vídeo-aulas interessantes são: 01, 02, 03 e 09. Na lista abaixo é possível acessar os vídeos diretamente no youtube. Confira os vídeos e os temas:
Aula 01 – Como não estudar
Aula 02 – Estudar x revisar
Aula 03 – Como estudar?
Aula 04 – O método das 4 etapas
Aula 05 – Ambiente de estudo
Aula 06 – Família e amigos
Aula 07 – Mitos sobre o estudo
Aula 08 – Eletrônicos X Estudo
Aula 09 –Estudando exatas
Aula 10 – Estudando para o Enem
Aula 11 – Horário de Estudo
Aula 12 – Programação de horários da semana
Aula 13 – Programação do mês
Aula 14 – Estudo de longo prazo
Aula 15 – Fechamento do curso
Indicação de Livro
Fábio Mendes lançou o livro “Vestibular e Enem 100%” (2013) que explica a sua metodologia e dicas de estudo. Vale a pena também conferir.
O que achou da dica? Conte para nós a sua forma de estudar.
Bons estudos
Uma consideração sobre “Dica para melhorar os estudos”