UEL 2022 – primeira fase

Sociologia

Questão 15 (UEL 2022)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a atuação dos movimentos feministas de mulheres, no Brasil, em relação à violência contra a mulher, assinale a alternativa correta.

a) Os movimentos de mulheres, ao promover a campanha “Quem Ama Não Mata”, contribuíram para a recusa das teses jurídicas de crime passional nos casos de violência contra as mulheres. 

b) A redução da violência contra a mulher no espaço público, no contexto da pesquisa noticiada, deve-se ao fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher no período. 

c) As feministas, com o lema “O Pessoal é Político”, centralizam sua luta nas reivindicações por direitos políticos, assegurando maior participação das mulheres nos partidos e em cargos da administração pública.

 d) Para os movimentos feministas, o combate ao alcoolismo e a outras drogas lícitas e ilícitas entre homens é uma prioridade na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. 

e) Com o lema “Em Briga de Marido e Mulher, Não se Mete a Colher”, os movimentos de mulheres reivindicam afastamento das políticas punitivistas da segurança pública nos casos de violência doméstica. 

Questão 23 (UEL 2022)

Lara Croft é uma personagem bastante popular na cultura contemporânea. Na indústria dos games, assim como no universo da propaganda, circulam significados e representações sobre diferentes aspectos do mundo social. Entre eles, os corpos femininos cuja objetificação é uma estratégia comunicacional muito frequente. 

Com base nos conhecimentos da crítica sociológica sobre a representação dos corpos na propaganda, considere as afirmativas a seguir. 

I. As experiências corporais são constitutivas da formação das identidades e, quando retratadas pela propaganda de forma homogênea ou estereotipada, podem contribuir para os fenômenos de invisibilizar certos grupos ou gerar e reforçar preconceitos. 

II. O conceito de indústria cultural, concebido pelos filósofos que estudaram as propagandas e as imagens midiáticas características do capitalismo, refere-se às estratégias de objetificação e representação do corpo feminino, presentes na indústria dos games. 

III. O corpo feminino é retratado nas propagandas de games e nos produtos de beleza, de modo que seus atributos naturais — perfeição, harmonia e sensualidade — sejam destacados, a fim de garantir às mulheres o reconhecimento social e a valorização, pelas quais lutam os movimentos de mulheres. IV. Utilizar corpos femininos elegantes, brancos, esbeltos, “perfeitos” em propagandas, é uma forma de associar ao produto atributos subjetivos, fazendo com que os consumidores se identifiquem com os “benefícios” do produto, estimulando e facilitando o consumo. 

Assinale a alternativa correta. 

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Questão 28 (UEL 2022)

Leia o texto a seguir. 

Como um elemento constitutivo das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas, o gênero implica […] os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditórias) – Eva e Maria como símbolos da mulher, por exemplo, na tradição cristã ocidental – mas, também mitos de luz e escuridão, purificação e poluição, inocência e corrupção. 

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, 20(2), p.71-99, jul/dez.1995, p. 86. 

Pandora é um mito que carrega consigo representações simbólicas da mulher e do universo feminino. Com base nos conhecimentos socioantropológicos sobre símbolos e representações sociais, assinale a alternativa correta. 

a) Para o interacionismo simbólico, as representações culturais dos papéis masculinos e femininos são universais porque correspondem à função de promover a cooperação na família nuclear. 

b) Para o culturalismo, a capacidade de criação de símbolos é uma característica que equipara os seres humanos a outros animais, o que se comprova pela presença das diferenças sexuais nesses dois domínios. 

c) Para o estruturalismo, o feminino como representação de poluição e desgraças sociais decorre de simbologias produzidas pelas sociedades matriarcais, as quais deram origem à formação da propriedade privada. 

d) Para o funcionalismo, as representações sociais são expressões da consciência coletiva e esta tem como função orientar as consciências individuais com vistas à produção da coesão social. 

e) Para o evolucionismo, a relação das mulheres com a natureza nas sociedades tradicionais criou, na sociedade moderna, os símbolos de mulheres autônomas, poderosas e socialmente respeitadas. 

Gabarito de Sociologia

em breve postaremos a resolução em vídeo

15) A

23) B

28) D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s