Estrutura Interna da Terra

Resumo sobre a estrutura interna da Terra.

Nosso planeta Terra é formado por três principais camadas de composição e propriedades diferentes: a crosta, o manto e o núcleo (interno e externo).

Veja uma videoaula sobre o tema

A crosta terrestre

A crosta é a porção externa da Terra que é formada por rochas e minerais tendo seu material sólido. Dentre as camadas internas, a crosta é a mais fina . Por exemplo, se compararmos a Terra à uma maça, a crosta seria a casca da maçã.

A crosta é dividida em continental e oceânica, com composições diversas e espessuras diferentes. A crosta oceânica onde se localizao assoalho oceânico, tem cerca de 7 km e é formada por SIMA (silicatos magnesianos) enquanto a crosta continental, que forma os continentes, tem 40 km de espessura e é formada por SIAL (silicatos aluminosos). A crosta oceânica é

A litosfera compreende a parte da crosta e a parte do manto superior, com cerca de 70 a 100 km, que está localizada as placas tectônicas. Abaixo da litosfera está a astenosfera (entre 100 e 350 km e abrange o manto superior) onde ocorre os movimentos de convecção, responsáveis pelo movimentos das placas tectônicas.

O manto

É a camada intermediária que é dividida em manto interno (inferior) e externo (superior) e formada por rochas fundidas em altas temperaturas e tem material pastoso. No manto externo ou superior (onde localiza-se a astenosfera) é que ocorre intensos processos de pressão do material magmático com as células ou correntes de convecção.

As células ou correntes de convecção geram inúmeros desdobramentos na crosta terrestre. Para entender seu funcionamento é importante saber que o núcleo da Terra tem altas temperaturas (6000ºC), o que faz aquecer os materiais do manto. Desses materiais mais quentes e leves no manto movem-se em direção a litosfera (ascendendo) e ao aproximar-se da litosfera se desloca lateralmente (e nisso movimenta as placas) perdendo calor. E a medida em que perde calor o material acaba descendo e retornando a ficar mais quente e repetindo todo o processo. Nesse movimento ascendente (material mais quente) e descendente (menos quente) é que ocorre a célula ou corrente de convecção.

O Núcleo

É a camada mais profunda da Terra e seu centro está a uma distância de 6.370 km da superfície . O núcleo é é formada por materiais mais densos. sendo dividido em duas partes: núcleo interno e núcleo externo.

Estima-se que o núcleo interno seja formado por material em estado sólido, mesmo que tenha alta temperatura. Já o núcleo externo é constituído de material líquido.

Descontinuidades

As investigações geofísicas do interior da Terra detectaram algumas alterações nas velocidades das propagações de ondas sísmicas, indicando a marca de uma passagem entre uma camada e outra, o que chamamos de descontinuidades. Ao todo, temos três descontinuidades, que carrega o nome de seus descobridores: Mohorovicic, Gutemberg e Lehmann.

A descontinuidade Mohorovicic é localizada entre a litosfera e o manto externo (superior)  enquanto a descontinuidade Gutemberg é entre o manto interior (inferior) e o núcleo externo. Já a descontinuidade de Lehmann fica entre o núcleo externo e interno.

Leia também:

Atualidades Brasil Brexit Chile China Coreia do Norte desigualdade social Dicas Donald Trump Doutrina Trump e-book Enem Enem 2019 EUA Facebook Fake news filme FUVEST geografia Geoinfo Geopolítica História meio do ano Observatório de Geografia no Vestibular Palestina petróleo Podcast população mundial Primeira fase Ranking Redação resumo segunda fase Times Higher Education Unesp Unesp 2017 Unicamp União Europeia USP Vestibular Vestibular 2020 Vestnews videoaula Vídeos

Deixe um comentário