5 exercícios da unesp 2020 (segunda fase)

Prova de conhecimentos específicos da Unesp 2020.

1. (UNESP 2020) Kim Jong-un atravessou o paralelo 38 que divide a Península Coreana às 9h28, hora local desta sexta-feira, e se tornou o primeiro governante do Norte a pisar no Sul desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. Do outro lado da fronteira, ele foi recebido por Moon Jae-in, o presidente eleito em 2017 com uma plataforma que defende a coexistência pacífica e a cooperação entre os dois lados separados em zonas de influência comunista e capitalista depois da Segunda Guerra.

(Claudia Trevisan. “Em encontro histórico na Coreia do Sul, Kim fala em ‘novo capítulo’ e ‘era de paz’”. https://internacional.estadao.com.br, 26.04.2018. Adaptado.)

a) Descreva o contexto histórico em que ocorreu a Guerra da Coreia.

b) Caracterize a atual situação da Coreia do Norte e a da Coreia do Sul, indicando para cada uma delas: regime político, organização econômica e postura diplomática

a) Contexto principal: anos iniciais da Guerra Fria, com certa progressão da influência soviética (tomada do poder na Checoslováquia, 1947; fundação da República Popular da China, 1949; conquista chinesa do Tibete, 1950) e esforço de contenção liderado pelos Estados Unidos (Plano Marshall, 1947; criação da OTAN, 1949; tratado de paz nipo-norte-americano, 1951); divisão da Península da Coreia em dois Estados, ao término da Segunda Guerra Mundial: República Popular Democrática da Coreia ou Coreia do Norte (sob influência soviética) e República da Coreia ou Coreia do Sul (sob influência norte-americana); tentativa de reunificação da Coreia, empreendida pelo ditador norte-coreano Kim Il-sung mediante a invasão da Coreia do Sul.

b) Regime político: regime ditatorial na Coreia do Norte e democracia presidencialista na Coreia do Sul. Organização econômica: socialismo na Coreia do Norte e capitalismo na Coreia do Sul. Postura diplomática: quase isolamento da Coreia do Norte, com um recente esforço de aproximação com os Estados Unidos tendo o programa nuclear do país como instrumento de pressão; integração com o sistema de relações internacionais, para a Coreia do Sul. Obs.: O paralelo 38 foi a fronteira entre as Coreias do Norte e do Sul até a assinatura do armistício de Pan Mun Jon, em 1953. A partir de então – e até hoje – os limites entre as duas Coreias correspondem à linha de cessar-fogo naquela ocasião.

2. (UNESP 2020) Divisão Internacional do Trabalho, século XX

(James O. Tamdjian e Ivan L. Mendes. Geografia, 2013. Adaptado.)

a) Identifique e caracterize a regionalização socioeconômica representada no mapa.

b) Descreva, em linhas gerais, os fluxos produtivos entre os dois grupos indicados no mapa.

a) A regionalização socioeconômica representada no mapa é entre “países do norte” e países do sul”. A maioria dos países chamados do norte são desenvolvidos, ricos ou centrais. Já os países do sul são os países subdesenvolvidos, emergentes, pobres ou periféricos.

b) Os países desenvolvidos exportam produtos industrializados de alto valor agregado do ponto de vista tecnológico e capital (investimento) para os países subdesenvolvidos. Os países subdesenvolvidos, em sua maioria, exportam matéria-prima como commodities (recursos minerais, energéticos e agropecuários) e produtos manufaturados de média e baixa tecnologia para os países desenvolvidos. Contudo há algumas ressalvas quanto a essa generalização, como certos países emergentes como a China e os Tigres Asiáticos, como a Coreia do Sul, exportam também produtos de alta tecnologia, assim como, alguns países desenvolvidos também exportam produtos agrícolas como o EUA, Canadá e Austrália.

3. (UNESP 2020) A partir da Constituição de 1988, diante da frustração com relação às perspectivas de realização de ampla reforma agrária, uma das mudanças verificáveis nos conflitos em torno do controle territorial tem sido a busca de acionamento, cada vez mais intensa, de dispositivos legais que correspondam à garantia de realização de interesses de grupos sociais atingidos por iniciativas governamentais ou privadas. Na busca da manutenção do acesso e controle sobre territórios e recursos naturais, vários grupos sociais têm procurado identificar, na legislação brasileira, instrumentos que lhes facultem a permanência na terra.

(Horácio A. Sant’ana Júnior. “Projetos de desenvolvimento e a criação de reservas extrativistas”. In: Neide Esterci et al (orgs.). Territórios socioambientais em construção na Amazônia brasileira, 2014. Adaptado.)

a) Cite dois grupos sociais da Amazônia que lutam pelos seus direitos de permanência na terra.

b) Apresente dois motivos que justificam a permanência desses grupos sociais na terra.

a) Entre os grupos sociais que lutam pelos direitos de permanecer na terra, destacam-se os índios, quilombolas, trabalhadores sem terra ou seringueiros (comunidades extrativistas).

b) A permanência desses grupos na terra se justifica pela preservação de suas culturas (tradições e espiritualidade), pela garantia de sua segurança jurídica, manutenção de sua subsistência, pela garantia de sua integridade física. As terras indígenas estão sendo invadidas por grileiros, latifundiários e madeireiros, enquanto os seringueiros sofrem com as invasões e depredação ambiental de áreas de conservação chamada de Reservas extrativistas.  

4. (UNESP 2020)

a) Identifique as pressões atmosféricas nas latitudes 0º e 30º.

b) Explique a dinâmica da ZCIT e indique uma consequência de sua atuação.

a) Nas latitudes próximas a 0°, a pressão atmosférica é baixa; nas latitudes próximas a 30°, a pressão atmosférica é alta.

b) A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – encontra-se nas proximidades do Equador (com pequena oscilação ao longo do ano, em função da sazonalidade), onde a incidência quase que perpendicular dos raios solares provoca um forte aquecimento.

 O ar aquecido se expande verticalmente, formando correntes ascendentes, criando a primeira consequência: o ar, ao se elevar, arrasta consideráveis volumes de umidade que, a certa altitude, condensam-se formando pesadas nuvens que precipitam em fortes chuvas convectivas na maior parte da zona equatorial.  A seguir, o ar, livre da umidade, inflete, tanto para o norte quanto para sul, formando correntes de ar em elevadas altitudes que chegam até os 30° N e S. Por volta dessa latitude, as correntes de ar exercem a subsidência (descida), gerando uma segunda consequência: os ventos descem secos, causando a formação de áreas áridas (desertos) como, por exemplo, o Deserto do Saara, na África, ou de Vitória, na Austrália. Esses ventos, que passam a soprar das latitudes de 30° N e S em direção ao Equador, são conhecidos como alísios. O funcionamento de todo o sistema, que atua o ano inteiro como uma célula, é conhecido como Célula de Hadley.

5. (UNESP 2020) A imagem ilustra uma estrutura que atende às diretrizes do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), criado durante a Conferência de Kyoto, em 1997

a) Identifique a estrutura esquematizada e cite um dos gases liberados pelo percolado.

b) Apresente a principal meta do MDL e cite outra medida, além da esquematizada, para alcançá-la.

a) A imagem corresponde a um aterro sanitário controlado. Neste tipo de acondicionamento do lixo, é grande a geração de metano.

b) A principal meta do MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – é o desenvolvimento sustentável, a partir da implantação de tecnologias limpas e renováveis. Outras medidas que pode – riam ser adotadas para a redução da emissão de gases-estufa são: a reciclagem, a compostagem, a utilização de fontes de energia limpas, a eficiência energética, o aprimoramento dos meios de transporte, o desenvolvimento de fontes de energia limpas, o reflorestamento e o consumo racional.

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