
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou sexta-feira (5) que não haverá horário de verão neste ano. Segundo matéria do G1, com a medida o governo fará uma avaliação para descobrir se a medida também permanecerá no próximo ano.
Ainda citando a matéria do G1, o Ministério de Minas e Energia fez uma pesquisa em que 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão.
Segundo os números já divulgados, entre 2010 e 2014, o aproveitamento da luz do sol resultou em economia de R$ 835 milhões para os consumidores e que desde 2010, o Brasil economizou pelo menos R$ 1,4 bilhão ao adotar o horário de verão.
O Horário de verão é adotado no Brasil em 1931 de forma esporádica. Em 1985/1986 é adotado o horário de verão por causa do racionamento causado, na época, pelo baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Em 2008 um novo decreto instituiu a hora de verão a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano posterior.