10 textos e 1 vídeo para entender e debater sobre a reforma da previdência.
- A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA:
Texto 1 –Previdência: economia projetada com reforma é de 1/3 do déficit do INSS, mostram dados do governo.
Resumo: Segundo o Ministério da Economia, com a reforma da previdência, economizaremos R$ 1 trilhão em 10 anos (2020-2029) almejada pela equipe econômica com a reforma da Previdência Social
Texto 2 – União terá dificuldade em pagar salários sem reforma da Previdência
Resumo: Sem a reforma da previdência, o Estado terá dificuldade de pagar os salários do funcionalismo a partir de 2020. Sem as mudanças nas regras para aposentadoria, os gastos com saúde, educação e segurança ficarão comprometidos antes de 2023.
- CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA:
Texto 3 – Déficit da previdência existe?
Resumo: A tese de que existe um déficit da previdência tem sido contestada há anos por entidades de classe – como a Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Anfip) -, advogados previdenciários e pesquisadores. Segundo essas fontes, o déficit seria mito, falácia ou até farsa. A diferença de visões surge de interpretações distintas sobre o que são receitas e despesas da Previdência Social. Dois economistas tratam sobre a visão do governo sobre o “déficit” da previdência.
Texto 4 – Os pontos mais polêmicos da reforma da Previdência
Resumo: Não é um texto necessariamente contra a reforma previdenciária, porém, o texto busca destacar os pontos negativos da reforma.
Texto 5 – Comissão de Direitos Humanos debate efeitos da reforma da Previdência na sociedade
Resumo: Também não é um texto necessariamente contra a reforma previdenciária, porém, o texto busca polemizar os pontos negativos da reforma.
- VÁRIAS VISÕES SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA:
Texto 6 – Cinco visões sobre a reforma da Previdência –
Resumo: Várias visões sobre a reforma da previdência. Nos textos tem opiniões a favor, contra e no meio termo da reforma da previdência (com crítica sobre algumas mudanças da reforma).
Texto 7 – Afinal, existe mesmo rombo na Previdência?
Resumo: Com a tese central de rombo na previdência torna-se inquestionável a reforma da previdência, segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Mas afinal, há ou não deficit? A BBC Brasil ouviu autoridades e especialistas e explica abaixo os principais argumentos dos dois lados dessa discussão.
Texto 8 – Reforma da previdência: confira os argumentos contra e a favor:
Resumo: O texto mostra diferentes visões sobre a reforma da previdência.
- EXPLICATIVOS
Texto 9 – O QUE MUDA NA NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA DE 2019?
Resumo: O texto resume as principais mudanças da reforma da previdência.
Texto 10 – Reforma da Previdência vem aí. Dá para escapar e se aposentar antes?
Resumo: O texto trata sobre os seguintes pontos:
- Quem já pode se aposentar, mas está esperando, pode escapar das novas regras
- Quem atingiu os requisitos para aposentadoria tem “direito adquirido”, diz o advogado Murilo Aith
- O advogado Rômulo Saraiva questiona se o “direito adquirido” será mesmo respeitado
- Enquanto reforma é discutida, recomendação é procurar especialista e planejar aposentadoria
- Especialistas recomendam decidir com calma, e não pedir a aposentadoria às pressas
- VÍDEOS
- Roda Viva: Reforma da Previdência (04/12/2017);
O programa Roda Viva com sem convidado no centro debate o tema da reforma da previdência. Formado por um grupo de especialistas o programa propõe a debater a importância das reformas e seus reflexos na economia do País. Em pauta, ainda, as aposentadorias para os setores público e privado, além das possíveis medidas para novos planos de capitalização.
Compõem a bancada de entrevistadores: Denise Campos de Toledo, comentarista de economia da TV Gazeta e rádio Jovem Pan; Celso Ming, colunista de economia do Jornal O Estado de S. Paulo; Mailson da Nóbrega, economista e sócio da Tendências Consultoria; Helio Zylberstajn, economista e Paulo Tafner, economista.
Tema da reforma previdenciária é discutido entre Marcelo Caetano, do Ministério da Fazenda, José Roberto Savoia, professor da USP, Nelson Marconi, professor da FGV-SP, e Otto Nogami, do Insper