Entenda a formação da União Europeia e suas características.
A União Europeia é um bloco econômico formado por 28 países europeus e criado em 1992 com o Tratado de Maastricht.
O objetivo do bloco é estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus através da redução de tarifas alfandegárias para aumentar a circulação de mercadorias e de pessoas.

A União Europeia é o bloco econômico mais completo e o único que possui os quatros graus de integração: zona livre de comércio, união aduaneira, mercado comum e união monetária. Contudo, desde 2016 a União Europeia vem sofrendo com uma pressão de movimentos nacionalistas que buscam a separação com o bloco. No caso, o movimento nacional Brexit pressionou o governo britânico e conseguiu a discussão para a saída da União Europeia.
A formação da União Europeia

Antes da formação União Europeia existiu outros tratados e comunidades que fortaleceram as relações entre os países europeus e proporcionaram na unidade do bloco.
O primeiro exemplo foi o Benelux em 1948, logo após o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e um contexto de uma Europa totalmente devastada e destruída pela guerra. Esta organização era formada pela Bélgica, Holanda (Netherlends) e Luxemburgo. Seu objetivo era estimular o comércio entre os países ao derrubar suas barreiras alfandegárias e estimular a circulação de pessoas entre os países membros.
Em seguida, foi assinado o Plano de Schuman (1950) que criou a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e depois o Tratado de Roma (1957) que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) – também chamada de Mercado Comum Europeu (MCE). Nos dois acordos, 6 países participaram: como a Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e os Países Baixos.
Depois de 1957 vários países europeus ingressaram na União Europeia sendo a última integração em 2013 com a entrada da Croácia.

Vários países europeus e vizinhos buscam ingressar no bloco econômico. Por exemplo, a Turquia desde 1990 se candidata e continua sem êxito. No caso da candidatura turca, o problema que o envolve é por ser um país de maioria muçulmana e a sua aceitação poderia levar um maior fluxo de muçulmanos nos países europeus.
O ingresso na União Europeia é um processo complexo e demorado, pois o país candidato tem que de aplicar a legislação e a regulamentação europeia em todos os campos (político e econômico). Além da Turquia, outros países também se candidatam para ingressar na União Europeia como a Albânia, a Macedônia, Montenegro e Sérvia e se enquadram como países candidatos em fase de transposição da legislação europeia, enquanto, a Bósnia-Herzegovina e Kosovo são países candidatos que ainda não satisfazem as condições de aderir à União Europeia;
Atualmente, com a vitória do Brexit que levará a saída do Reino Unido na União Europeia tem aumentado a preocupação dos pró-União Europeia por conta do aumento de movimentos nacionalistas. Nenhum país chegou a sair da União Europeia e a saída do Reino Unido ainda está sendo discutida.
Leia: O Brexit e o futuro incerto na União Europeia.
Características da União Europeia
A União Europeia é um dos exemplos de blocos mais avançados no mundo apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum, livre circulação de pessoas e funcionamento de um Parlamento Europeu formado por deputados dos países membros e eleitos pelos cidadãos.

Espaço Schengen
- Criado em 1985 e abrange 26 países europeus (23 membros da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça).
- Trata-se de um espaço sem fronteiras internas do qual os cidadãos europeus e muitos países que não pertencem à UE podem circular livremente, em turismo ou por motivos de trabalho, sem serem sujeitos a controlos fronteiriços;
- Garante a circulação dos cidadãos para turismo ou por motivos de trabalho;
- Os países do Espaço Schengen não efetuam controles em suas fronteiras internas;
- Países que não participam do Espaço Schengen: Irlanda, Reino Unido, Croácia, Romênia, Bulgária;
Zona do Euro:
- Criado em 1999 através da criação de um banco central e da moeda única (o Euro). A moeda entrou em circulação em 2002;
- Esta nova moeda foi capaz de gerar profundas mudanças no cenário geopolítico e pode dar condições de fortalecer a economia e influência da UE para competir com o dólar norte-americano;
- Ao todo, são 19 países (de um total de 28) da União Europeia que participam da Zona do Euro.

Países que não aderiram a Zona do Euro: Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia;
Considerações
A União Europeia foi formada somente em 1992, mas adveio com experiências do Benelux (1948) e do Tratado de Roma (1957). A ideia da União Europeia consistiu em criar um espaço sem fronteiras onde as pessoas, as mercadorias e os serviços poderiam circular livremente.
A União Europeia é o bloco econômico mais completo (único que possui os quatros graus de integração) e com maior integração comercial, tendo uma moeda única (Zona do Euro) e o Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas .
A partir de 2016 a União Europeia vem sofrendo uma pressão por conta de movimentos nacionalistas contrários a intervenção do bloco e do aumento de imigrações. No caso, o movimento nacional Brexit pressionou o governo britânico e conseguiu a discussão para a saída da União Europeia (leia sobre o Brexit).
Vídeo de 4 minutos que explica a história da União Europeia até o Brexit
Leia também: União Europeia
5 comentários em “União Europeia”