O que é o acordo de Paris?
Foi uma reunião com mais de 200 países entre 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015. O objetivo do Acordo foi em estabelecer o aumento das temperaturas médias globais abaixo dos 2°C em relação à era pré-industrial.
Qual a justificativa da saída do acordo?
- 01/06 – “Para cumprir o meu dever solene de proteger os Estados Unidos e os seus cidadãos, os Estados Unidos vão se retirar do acordo climático de Paris, mas iniciam as negociações para voltar a entrar no acordo de Paris ou em uma transação inteiramente nova em termos justos para os Estados Unidos, suas empresas, seus trabalhadores, suas pessoas, seus contribuintes “, disse Trump.
Sobre o aquecimento global, Trump afirmou:
“O conceito de aquecimento global foi criado por e para os chineses, para que a indústria manufatureira americana não seja competitiva. Nova York está congelante, está nevando. Nós precisamos do aquecimento global!” (fonte)
A saída oficial do EUA será em 2020.
Quais consequências geopolíticas da saída do EUA do acordo:
A BBC enumerou as seguintes razões:
- O acordo ficará mais fraco;
- A China ganha protagonismo;
- Lideranças empresariais globais se sentirão contrariadas;
- É improvável que o carvão volte a ter protagonismo;
- Mesmo com a saída do EUA, as emissões norte-americana; devem cair (se optar pelo uso de gás natural);
Fonte; Cinco efeitos globais da saída dos EUA do Acordo de Paris
Como o tema pode cair no vestibular?
Pela dimensão do acordo e da saída do EUA o tema é extremamente relevante e provavelmente a questão exigirá do vestibulando o conhecimento sobre o objetivo do Acordo de Paris e sua importância para diminuição de gases poluentes.
Como prova dessa relevância, a primeira fase da UFPR (29/10) já cobrou o tema. Veja a seguir a questão:
(UFPR – 2017) Considere o seguinte texto:
Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2 °C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais. Para que o acordo comece a vigorar, é necessária a ratificação de pelo menos 55 países, responsáveis por 55% das emissões de GEE. O secretário-geral da ONU, numa cerimônia em Nova York, no dia 22 de abril de 2016, abriu o período para assinatura oficial do acordo, pelos países signatários. (Fonte: . Acessado em 03/07/2017.)
Com relação ao assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O Brasil já ratificou o Acordo de Paris e se comprometeu junto às Nações Unidas a reduzir, em 2025, as emissões de GEE em 37% abaixo dos níveis de 2005, bem como reduzir as emissões de GEE em 43% abaixo dos níveis de 2005 em 2030.
( ) A União Europeia sugeriu a negociação direta com grandes empresas e estados dos EUA para redução de GEE, como alternativa à saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.
( ) A saída dos EUA do Acordo de Paris motivou a saída também da China, uma das principais emissoras de GEE do mundo.
( ) A Rússia, maior emissora de GEE do mundo, anunciou sua saída do Acordo de Paris para expandir sua atividade industrial e se manter competitiva em relação aos EUA. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V.
b) V – F – V – F.
c) F – V – F – V.
►d) V – V – F – F.
e) F – F – V – V.
Texto base – textos sobre Doutrina Trump e consequência geopolítica
- Quem é Donald Trump e as eleições norte-americana;
- Doutrina Trump
- Protecionismo econômico: retorno da indústria ao EUA
- Protecionismo econômico: saída do TPP
- Controle migracional e crise de refugiados
- Complementação do muro na fronteira entre EUA e México
- Saída do EUA no Acordo de Paris
- Discriminação e racismo
8 comentários em “7. Saída do EUA no Acordo de Paris”