Trump, que já havia criticado o TPP, assinou no dia 23 de janeiro uma ordem executiva para iniciar a saída do EUA no TPP.

O que é TPP?
Significa Tratado de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) e foi assinado por Barack Obama em 2015 (mas não chegou a entrar em vigor). O acordo foi feito com 12 países membros (que controlam 40% da economia mundial e 1/3 do comércio global).

O governo de Obama considerava o TPP como o melhor tratado possível, pois não se restringe apenas a eliminação de barreiras comerciais e sim abrange também normas sobre legislação trabalhista, ambiente, propriedade intelectual e compras estatais.
Qual o motivo da saída do TPP?
Segundo Trump a saída do EUA é justificada que o acordo seja “terrível” e que “viola os interesses do EUA”. Na verdade, o motivo mais explicativo é que o acordo poderia aumentar o número de indústrias americanas em outros países (o que pode dificultar o número de empregos no EUA e Trump busca retornar o emprego no país).
Como a saída do EUA afeta o TPP e o mundo?
O acordo não entrará em vigor sem os Estados Unidos (precisa da ratificação de pelo menos seis países que respondam por 85% do PIB).
Com a saída do EUA do TPP, o mercado mundial torna-se mais garantido que a China aumente sua hegemonia no comércio. Por exemplo, o motivo da criação do TPP foi uma forma de concorrer com a China, que estava intencionava em criar a Parceria Abrangente Econômica Regional (junto com a Índia) que abrange os países asiáticos.
Texto base – textos sobre Doutrina Trump e consequência geopolítica
- Quem é Donald Trump e as eleições norte-americana;
- Doutrina Trump
- Protecionismo econômico: retorno da indústria ao EUA
- Protecionismo econômico: saída do TPP
- Controle migracional e crise de refugiados
- Complementação do muro na fronteira entre EUA e México
- Saída do EUA no Acordo de Paris
- Discriminação e racismo
7 comentários em “4. Protecionismo econômico: saída do TPP”